Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

JCC - Participam da Rede Social de Jaú

Reunião da Rede Social de Jaú, na EE José Nicolau Pirágine de Jaú/SP, com alunos do JCC de Jaú.



Abaixo o recado via e-mail do Fernando Figueiredo, mediador da Rede Social de Jaú:


Assunto: Diagnóstico Participativo do Maria Luiza 4
Enviada: 18/10/2010 22:37
Prezados,

Como todos sabem está sendo construída uma REDE de moradores e instituições no Jd Maria Luiza IV, que pretende elaborar um plano de desenvolvimento para os próximos dez anos.

Neste momento estamos na fase de Diagnóstico Participativo, que tem como intuito fazer com que os próprios moradores construam um conhecimento sobre o local onde vivem. Serão pesquisadas varios temas, como: saúde, moradia, infra-estrutura, segurança, meio ambiente, cultura, esporte e educação

Neste próximo sábado a Rede do Jd. Maria Luiza IV realizará a Pesquisa de Campo, que terá o objetivo de coletar informações com os moradores do bairro para a elaboração do Diagnóstico. Para essa ação, estarão participando os alunos da escola estadual Nicolau Piragine/JCC (Polícia Militar), estagiários do curso Tec. em Meio Ambiente da FATEC, profissionais da Sec. de Meio Ambiente, moradores do bairro, com a coordenação do SENAC Jaú.

Será utilizada uma metodologia de mapeamento denomina Mapa Verde (Greenmap system) que se utiliza de ícones universais para caracterizar lugares. Os mapas verdes têm sido desenvolvidos de forma colaborativa e já foram elaborados em mais de 400 cidades do mundo, em cerca de 50 países. (www.greenmap.org)

Assim gostaria de convidar a todos para participarem da Visita de Campo que ocorrerá:

Dia: 23 de outubro(sábado Próximo)
Horário: das 8h as 17h
Ponto de encontro: Igreja católica Apóstolo Paulo (Pedro Bianco, 1047)

Ações programas para a visita de campo:
· Elaborar mapa Verde do Bairro
· Entrevistar moradores para levantar as potencialidade e necessidade do bairro
· Cadastrar organizações e ativos
· Fotografar lugares

Pretendemos no final dessa etapa realizar um Fórum do Diagnostico Participativo, no dia 4 de novembro, para validar as informações levantadas. Será publicado um mapa do bairro com cenário atual, dentro das temáticas já citada, e elaborar algumas sugestões de melhoria. Segue o exemplo do bairro Tanquinho que realizou o mesmo tipo de diagnóstico em Ribeirão Preto.

Att
Fernando FigueiredoDesenvolvimento SocialSENAC JAUTel.: 55 14 2104 6400 begin_of_the_skype_highlighting 55 14 2104 6400 end_of_the_skype_highlightingFax: 55 14 2104 6449
fernando.figueiredo@sp.senac.brwww.sp.senac.br/redesocial
























Nenhum comentário: