RECREIO DIRIGIDO
Após detectar a necessidade de melhor poder direcionar este tempo como forma de recreação e direção no ambiente escolar, o SESI 026 de Jaú, colocou em prática o RECREIO DIRIGIDO.
Com o intuito de promover a integração entre os alunos do Ensino Fundamental, durante o recreio as crianças são estimuladas ao simples ato de "brincar", por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. Atividades como Pular Corda, Damas, Futebol, Basquete e Dedobol, tendo sempre um adulto para orientá-los.
É brincando que são exercitadas as habilidades vitais à saúde e das relações. Ao exercitar nos jogos a capacidade de lidar com os sentimentos que eles despertam e com os desafios, buscam-se experiências e competências para administrarem situações cotidianas com eficácia e eficiência.
Nos dias de hoje onde as crianças ficam fechadas dentro de suas próprias casas ou em Lan House desde cedo conectadas ao mundo tecnológico e virtual, onde possuem vídeos games, computadores de última geração, navegam pela Internet fazendo com que o Oriente seja vizinho de muro do Ocidente, máquina fotográfica digital que descarta tudo aquilo que não ficou devidamente alinhado com os padrões de qualidade que o momento requer e todas as coisas deste imenso mundo “On Line” que vivemos no dia a dia.
A escola assumiu há tempos a missão de resgatar esses momentos do brincar tão fundamental para um melhor desenvolvimento, socialização e formação dos pequenos, uma vez também que os pais abdicaram esta função, pois o mundo moderno do trabalho e da participação nas missões profissionais os chamam logo cedo, ficando para a escola este papel de formação.
Conta-se cada vez mais com lúdico, por se tratar de uma atividade que estimula o pensamento estratégico e os sentimentos, agregados aos comportamentos da atuação cotidiana do indivíduo.
Segundo a professora Natalia Ramos de Silva, da Escola SESI de Jaú, o aprendizado não é só na sala de aula, “estende durante o intervalo quando o aluno tem a oportunidade de conviver juntos aos demais colegas de series diferentes, colocando em prática o conteúdo do aprendizado de cidadania e amor ao próximo, respeito mútuo e cooperação tópicos afirmados diariamente em sala de aula, tendo no intervalo o esporte como meta na formação e educação na vida do cidadão. A criança convive com outros alunos, aprende a respeitar o próximo e ser mais responsável”, disse a educadora da PROGRAMAÇÃO DO RECREIO DIRIGIDO
1) DEDOBOL COMO PASSATEMPO PEDAGÓGICO
Após detectar a necessidade de melhor poder direcionar este tempo como forma de recreação e direção no ambiente escolar, o SESI 026 de Jaú, colocou em prática o RECREIO DIRIGIDO.
Com o intuito de promover a integração entre os alunos do Ensino Fundamental, durante o recreio as crianças são estimuladas ao simples ato de "brincar", por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. Atividades como Pular Corda, Damas, Futebol, Basquete e Dedobol, tendo sempre um adulto para orientá-los.
É brincando que são exercitadas as habilidades vitais à saúde e das relações. Ao exercitar nos jogos a capacidade de lidar com os sentimentos que eles despertam e com os desafios, buscam-se experiências e competências para administrarem situações cotidianas com eficácia e eficiência.
Nos dias de hoje onde as crianças ficam fechadas dentro de suas próprias casas ou em Lan House desde cedo conectadas ao mundo tecnológico e virtual, onde possuem vídeos games, computadores de última geração, navegam pela Internet fazendo com que o Oriente seja vizinho de muro do Ocidente, máquina fotográfica digital que descarta tudo aquilo que não ficou devidamente alinhado com os padrões de qualidade que o momento requer e todas as coisas deste imenso mundo “On Line” que vivemos no dia a dia.
A escola assumiu há tempos a missão de resgatar esses momentos do brincar tão fundamental para um melhor desenvolvimento, socialização e formação dos pequenos, uma vez também que os pais abdicaram esta função, pois o mundo moderno do trabalho e da participação nas missões profissionais os chamam logo cedo, ficando para a escola este papel de formação.
Conta-se cada vez mais com lúdico, por se tratar de uma atividade que estimula o pensamento estratégico e os sentimentos, agregados aos comportamentos da atuação cotidiana do indivíduo.
Segundo a professora Natalia Ramos de Silva, da Escola SESI de Jaú, o aprendizado não é só na sala de aula, “estende durante o intervalo quando o aluno tem a oportunidade de conviver juntos aos demais colegas de series diferentes, colocando em prática o conteúdo do aprendizado de cidadania e amor ao próximo, respeito mútuo e cooperação tópicos afirmados diariamente em sala de aula, tendo no intervalo o esporte como meta na formação e educação na vida do cidadão. A criança convive com outros alunos, aprende a respeitar o próximo e ser mais responsável”, disse a educadora da PROGRAMAÇÃO DO RECREIO DIRIGIDO
1) DEDOBOL COMO PASSATEMPO PEDAGÓGICO
Dedobol é um jogo onde há respeito pelo ser humano, pois não se trata de algo que promove o individualismo, mas fortalece o relacionamento, e o companheirismo através de uma diversão.
2) JOGO DE DAMAS
POR QUE DESENVOLVER O JOGO DE DAMAS NA ESCOLA?
O jogo de damas, muito mais que uma distração, é um importante exercício intelectual, mercê da complexidade das combinações que nele se escondem. Como distração sadia, porém, conduz a criança rumo à memorização e à reflexão, aprimorando a aplicação. É um jogo que treina e estimula a atenção, a concentração e a rapidez mental. Muitos alunos encontram no jogo de damas um meio de antecipar o desenvolvimento de sua criatividade, além de outros potenciais que, sem seu estímulo, poderiam permanecer adormecidos.
JOGAR NA CLASSE AUMENTA O PRAZER DA CRIANÇA...
O tempo passa sem que a criança se aperceba! Como passos iniciais, é preciso que o aluno, quase sem jogar, apreenda as regras, familiarize-se com o tabuleiro e seus detalhes, tente solucionar pequenos problemas e domine o sistema alfa-numérico de notação.
A importância da aprendizagem e da prática do jogo de damas na infância e adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas, em países desenvolvidos ou não. A atividade damística introduz harmonia no desenvolvimento mental infanto-juvenil, impondo-lhe atrativa e agradável disciplina, aumentando-lhe a capacidade de cálculo, raciocínio e concentração. Acresce que a introdução do jogo de damas em classes de menor rendimento escolar, enseja de pronto a seus membros melhoria de auto-estima e auto-confiança, visto permitir rápido e conclusivo destaque de alunos que, paralelamente, passam a progredir nas demais disciplinas acadêmicas. Seu maior mérito, porém, é responder a uma preocupação do ensino moderno, qual seja, a de propiciar a cada aluno a possibilidade de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal.
Do ponto de vista pedagógico é inegável que esse esporte estimula pelo menos cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo, a saber: a) raciocinar na busca dos meios aptos a atingir um fim; b) organizar vários elementos para uma finalidade; c) identificar e avaliar situações futuras próximas; d) prever possíveis conseqüências de atos próprios e alheios, e e) exercitar a tomada de decisão frente a um fato concreto.
Ao mexer com imaginação, atenção e concentração, o aprendizado do jogo de damas estimula o espírito de investigação e desenvolve a criatividade e a memória. Por outro lado, o jogo de damas é uma atividade recreativa completa, que permite à criança assumir atitude própria, daí obtendo plena integração ao grupo social.
No que tange às dimensões ética e moral, a prática do jogo de damas reforça a formação do caráter, desenvolvendo a paciência, a prudência, a perseverança, a auto-confiança e o auto-controle e - o mais importante - sublimando a agressividade.
Pesquisas escolares já concluiram, quanto ao jogo de damas:
a) o jogo de damas, ensinado metodicamente, constitui um sistema de estimulação
intelectual capaz de aumentar o Q. I. das crianças;
b) através da aprendizagem e prática damística, o aluno adquire um método de raciocínio e de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos;
c) o jogo de damas é um instrumento capaz de alavancar o nível intelectual dos alunos, ao treinar o manejo de numerosos mecanismos lógicos e o desenvolvimento de capacidades psíquicas, e
d) a introdução do jogo de damas no ensino escolar representa um fator ideal de cultivo do pensar.
A implantação do jogo de damas na escola envolve três aspectos ou efeitos:
I) Aspecto ético
= controle de si mesmo
= paciência
= perseverança
= respeito ao outro
= modéstia
= integridade
II) Aspecto intelectual
= desenvolvimento das capacidades de análise e síntese
= estruturação do raciocínio
= exercício de memória e atenção
O jogo de damas não é um remédio milagroso, mas é um auxiliar precioso na estimulação e aperfeiçoamento de várias faculdades intelectuais.
III) Aspecto escolar e pedagógico
O jogo de damas beneficia o aluno ao antecipar-lhe:
= melhor estado de espírito
= clima de aceitação do outro e da classe em geral
= maior precisão no raciocínio matemático, fruto da prática de observar e discernir
= tomada de consciência para capacidades intelectuais até então difusas, como memória, criatividade, encadeamento e correlação, materializadas na prática de compor finais.
Referências Bibliográficas
SARCEDO, L. M. L. Lélio 3 – Manobras Radicais no Jogo de Damas. São Paulo: Edição independente, 1998.
http://netescola.pr.gov.br/netescola/escola/087045005/jogo_de_damas.htm
3) BASQUETE
Vamos Jogar Basquetebol
Basquetebol é considerado um esporte aeróbico e isso significa que queima gordura. Mexe com os músculos do corpo todo, mas principalmente com pernas e braços.
Desenvolve habilidades como: coordenação motora, correr, driblar, saltar e arremessar.
Desperta noções de conduta, disciplina, respeito às regras, coibindo ações ante desportivas.
Promove bem estar físico, mental e social aos praticantes.
4) FUTEBOL
Pratica esportiva coletiva que traz cooperação, integração e companheirismo.
A educação é base do equilíbrio social e da cidadania. A formação dos cidadãos começa na infância e precisa ser bem orientada para que se desenvolvam na adolescência e juventude se solidificando assim na fase adulta.
O esporte, especificamente o futebol, integrador social por excelência, amenizador de conflitos sociais, aquecedor da economia l e provedor direto e indireto de empregos, foi o mecanismo encontrado pelo programa em questão, para contribuir na formação de cidadãos plenos e conscientes de suas responsabilidades.
5) PULAR CORDA
Pular é algo natural que fazemos desde criança, expressa externamente um dos melhores sentimentos que o ser humano tem, a alegria. Quando nossa equipe favorita faz um gol, em festas, quando numa danceteria toca nossa música favorita, enfim quando estamos eufóricos e felizes, queremos pular. Por sua vez, nossa sociedade está cada vez mais acometida de muitos problemas de saúde advindos da falta de movimento. Pressão alta, altos níveis de açúcar e gordura no sangue, obesidade e alterações psicológicas como ansiedade ou depressão, só para citar alguns deles. Então, temos de um lado algo que e natural, que provavelmente tenha feito parte da vida infantil da maioria das pessoas, e do outro a necessidade do movimento, por isso que talvez a corda seja uma ótima forma de se colocar o corpo em movimento. Voltar a fazer algo que é natural do ser humano (saltar) e prevenir alguns possíveis problemas de saúde colocando nosso corpo em forma, talvez seja uma boa opção. Pular corda é um exercício simples de circular uma corda em torno de si, ou seja, por baixo dos pés passando pela cabeça, sem que se toque nela (http://www.cdof.com.br/rope.htm). É lógico que não seria somente pulando corda que teríamos um completo preparo do nosso organismo, mas é um bom começo, ou complemento se o indivíduo já faz exercícios físicos com regularidade. Este tipo de atividade pode ser utilizada desde o aquecimento até mesmo integrar o programa de exercícios físicos.
Vantagens: é barato, de fácil acesso, coloca em ação grandes e importantes grupos musculares, trabalha a coordenação, a resistência
aeróbica e anaeróbica, a força de resistência de membros inferiores, exercita o cérebro e muitas outras.
Apesar destes benefícios ainda há desvantagens que é preciso citar: se o indivíduo estiver muito acima do peso seria uma sobrecarga muito grande para suas articulações e também é bastante intenso para quem está fora de forma. Como realizar: a corda utilizada deve ser leve e flexível para que possa trilhá-la com velocidades diferentes.
O comprimento é fundamental para o bem estar do saltador. Se for muito curta a atividade não será confortável, se for longa demais, menos mal, poderá ser enrolada na mão. Para medir passe-a por baixo do pé com o joelho estendido e as duas pontas devem aproximar-se do peito do praticante. O piso preferivelmente será um gramado ou de madeira, ao invés de cimento ou sobre o asfalto. Comece com pouco tempo e vá incrementando aos poucos, alterne a forma de pular, se preciso faça intervalos para recuperar. No início é comum girar muito rápido e tornar o exercício intenso demais.
Independente da forma de pular é fundamental amortecer a queda em cada salto com a flexão das principais articulares dos membros inferiores, o som de impacto do calçado com o solo deve ser mínimo ou se possível inexistente. Sempre é bom lembrar que a corda é bem fina, então não há necessidade de se saltar muito alto. A corda é uma boa opção de exercício mas tem que estar aliada a outros hábitos para que surta os efeitos esperados, uma alimentação equilibrada, uma conversa com os amigos e uma boa noite de sono são apenas alguns exemplos que devem estar juntos ao exercício físico para que as pessoas se sintam bem.Dr.Aluisio
aluimm@proserv.com.br
http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=469
6) RÁDIO ATIVA
Utilizamos a RÁDIO ATIVA para transmitir mensgens, curiosidades, recados, campanhas e colocamos variados repertórios de músicas. A rádio é uma experiência muito agradável, visa o aprendizado e tornam os alunos atuantes e participativos, onde selecionam musicas adequada para estudos e lazer, sendo estes os protagonistas. A Rádio Ativa foi bem aceita e os colegas aos poucos foram se engajando nas ações.
A rádio trouxe mais experiência, aprendizado, pois possibilitou a transmissão de nossos pensamentos e idéias.
Obs: Os alunos do Programa Cidadania e Qualidade de Vida (CQV) e Jovens Construindo a Cidadania (JCC), monitoram as atividades acima citadas, sempre com a Coordenação da Professora Natalia o (CQV) e orientação do Cabo de Polícia Militar José Roberto (JCC).
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