Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de julho de 2008

RECREIO DIRIGIDO NO SESI DE JAÚ

RECREIO DIRIGIDO

Após detectar a necessidade de melhor poder direcionar este tempo como forma de recreação e direção no ambiente escolar, o SESI 026 de Jaú, colocou em prática o RECREIO DIRIGIDO.
Com o intuito de promover a integração entre os alunos do Ensino Fundamental, durante o recreio as crianças são estimuladas ao simples ato de "brincar", por meio de jogos e brincadeiras lúdicas. Atividades como Pular Corda, Damas, Futebol, Basquete e Dedobol, tendo sempre um adulto para orientá-los.
É brincando que são exercitadas as habilidades vitais à saúde e das relações. Ao exercitar nos jogos a capacidade de lidar com os sentimentos que eles despertam e com os desafios, buscam-se experiências e competências para administrarem situações cotidianas com eficácia e eficiência.
Nos dias de hoje onde as crianças ficam fechadas dentro de suas próprias casas ou em Lan House desde cedo conectadas ao mundo tecnológico e virtual, onde possuem vídeos games, computadores de última geração, navegam pela Internet fazendo com que o Oriente seja vizinho de muro do Ocidente, máquina fotográfica digital que descarta tudo aquilo que não ficou devidamente alinhado com os padrões de qualidade que o momento requer e todas as coisas deste imenso mundo “On Line” que vivemos no dia a dia.
A escola assumiu há tempos a missão de resgatar esses momentos do brincar tão fundamental para um melhor desenvolvimento, socialização e formação dos pequenos, uma vez também que os pais abdicaram esta função, pois o mundo moderno do trabalho e da participação nas missões profissionais os chamam logo cedo, ficando para a escola este papel de formação.
Conta-se cada vez mais com lúdico, por se tratar de uma atividade que estimula o pensamento estratégico e os sentimentos, agregados aos comportamentos da atuação cotidiana do indivíduo.

Segundo a professora Natalia Ramos de Silva, da Escola SESI de Jaú, o aprendizado não é só na sala de aula, “estende durante o intervalo quando o aluno tem a oportunidade de conviver juntos aos demais colegas de series diferentes, colocando em prática o conteúdo do aprendizado de cidadania e amor ao próximo, respeito mútuo e cooperação tópicos afirmados diariamente em sala de aula, tendo no intervalo o esporte como meta na formação e educação na vida do cidadão. A criança convive com outros alunos, aprende a respeitar o próximo e ser mais responsável”, disse a educadora da PROGRAMAÇÃO DO RECREIO DIRIGIDO










1) DEDOBOL COMO PASSATEMPO PEDAGÓGICO









Dedobol é um jogo onde há respeito pelo ser humano, pois não se trata de algo que promove o individualismo, mas fortalece o relacionamento, e o companheirismo através de uma diversão.



2) JOGO DE DAMAS


POR QUE DESENVOLVER O JOGO DE DAMAS NA ESCOLA?
O jogo de damas, muito mais que uma distração, é um importante exercício intelectual, mercê da complexidade das combinações que nele se escondem. Como distração sadia, porém, conduz a criança rumo à memorização e à reflexão, aprimorando a aplicação. É um jogo que treina e estimula a atenção, a concentração e a rapidez mental. Muitos alunos encontram no jogo de damas um meio de antecipar o desenvolvimento de sua criatividade, além de outros potenciais que, sem seu estímulo, poderiam permanecer adormecidos.
JOGAR NA CLASSE AUMENTA O PRAZER DA CRIANÇA...
O tempo passa sem que a criança se aperceba! Como passos iniciais, é preciso que o aluno, quase sem jogar, apreenda as regras, familiarize-se com o tabuleiro e seus detalhes, tente solucionar pequenos problemas e domine o sistema alfa-numérico de notação.
A importância da aprendizagem e da prática do jogo de damas na infância e adolescência vem sendo comprovada por inúmeras pesquisas, em países desenvolvidos ou não. A atividade damística introduz harmonia no desenvolvimento mental infanto-juvenil, impondo-lhe atrativa e agradável disciplina, aumentando-lhe a capacidade de cálculo, raciocínio e concentração. Acresce que a introdução do jogo de damas em classes de menor rendimento escolar, enseja de pronto a seus membros melhoria de auto-estima e auto-confiança, visto permitir rápido e conclusivo destaque de alunos que, paralelamente, passam a progredir nas demais disciplinas acadêmicas. Seu maior mérito, porém, é responder a uma preocupação do ensino moderno, qual seja, a de propiciar a cada aluno a possibilidade de progredir segundo seu próprio ritmo, valorizando assim a motivação pessoal.
Do ponto de vista pedagógico é inegável que esse esporte estimula pelo menos cinco capacidades do desenvolvimento cognitivo, a saber: a) raciocinar na busca dos meios aptos a atingir um fim; b) organizar vários elementos para uma finalidade; c) identificar e avaliar situações futuras próximas; d) prever possíveis conseqüências de atos próprios e alheios, e e) exercitar a tomada de decisão frente a um fato concreto.
Ao mexer com imaginação, atenção e concentração, o aprendizado do jogo de damas estimula o espírito de investigação e desenvolve a criatividade e a memória. Por outro lado, o jogo de damas é uma atividade recreativa completa, que permite à criança assumir atitude própria, daí obtendo plena integração ao grupo social.
No que tange às dimensões ética e moral, a prática do jogo de damas reforça a formação do caráter, desenvolvendo a paciência, a prudência, a perseverança, a auto-confiança e o auto-controle e - o mais importante - sublimando a agressividade.
Pesquisas escolares já concluiram, quanto ao jogo de damas:
a) o jogo de damas, ensinado metodicamente, constitui um sistema de estimulação
intelectual capaz de aumentar o Q. I. das crianças;
b) através da aprendizagem e prática damística, o aluno adquire um método de raciocínio e de organização das relações abstratas e dos elementos simbólicos;
c) o jogo de damas é um instrumento capaz de alavancar o nível intelectual dos alunos, ao treinar o manejo de numerosos mecanismos lógicos e o desenvolvimento de capacidades psíquicas, e
d) a introdução do jogo de damas no ensino escolar representa um fator ideal de cultivo do pensar.
A implantação do jogo de damas na escola envolve três aspectos ou efeitos:
I) Aspecto ético
= controle de si mesmo
= paciência
= perseverança
= respeito ao outro
= modéstia
= integridade
II) Aspecto intelectual
= desenvolvimento das capacidades de análise e síntese
= estruturação do raciocínio
= exercício de memória e atenção
O jogo de damas não é um remédio milagroso, mas é um auxiliar precioso na estimulação e aperfeiçoamento de várias faculdades intelectuais.
III) Aspecto escolar e pedagógico
O jogo de damas beneficia o aluno ao antecipar-lhe:
= melhor estado de espírito
= clima de aceitação do outro e da classe em geral
= maior precisão no raciocínio matemático, fruto da prática de observar e discernir
= tomada de consciência para capacidades intelectuais até então difusas, como memória, criatividade, encadeamento e correlação, materializadas na prática de compor finais.
Referências Bibliográficas
SARCEDO, L. M. L. Lélio 3 – Manobras Radicais no Jogo de Damas. São Paulo: Edição independente, 1998.
http://netescola.pr.gov.br/netescola/escola/087045005/jogo_de_damas.htm


3) BASQUETE

Vamos Jogar Basquetebol

Basquetebol é considerado um esporte aeróbico e isso significa que queima gordura. Mexe com os músculos do corpo todo, mas principalmente com pernas e braços.
Desenvolve habilidades como: coordenação motora, correr, driblar, saltar e arremessar.

Desperta noções de conduta, disciplina, respeito às regras, coibindo ações ante desportivas.
Promove bem estar físico, mental e social aos praticantes.



4) FUTEBOL


Pratica esportiva coletiva que traz cooperação, integração e companheirismo.


A educação é base do equilíbrio social e da cidadania. A formação dos cidadãos começa na infância e precisa ser bem orientada para que se desenvolvam na adolescência e juventude se solidificando assim na fase adulta.
O esporte, especificamente o futebol, integrador social por excelência, amenizador de conflitos sociais, aquecedor da economia l e provedor direto e indireto de empregos, foi o mecanismo encontrado pelo programa em questão, para contribuir na formação de cidadãos plenos e conscientes de suas responsabilidades.



5) PULAR CORDA




Pular é algo natural que fazemos desde criança, expressa externamente um dos melhores sentimentos que o ser humano tem, a alegria. Quando nossa equipe favorita faz um gol, em festas, quando numa danceteria toca nossa música favorita, enfim quando estamos eufóricos e felizes, queremos pular. Por sua vez, nossa sociedade está cada vez mais acometida de muitos problemas de saúde advindos da falta de movimento. Pressão alta, altos níveis de açúcar e gordura no sangue, obesidade e alterações psicológicas como ansiedade ou depressão, só para citar alguns deles. Então, temos de um lado algo que e natural, que provavelmente tenha feito parte da vida infantil da maioria das pessoas, e do outro a necessidade do movimento, por isso que talvez a corda seja uma ótima forma de se colocar o corpo em movimento. Voltar a fazer algo que é natural do ser humano (saltar) e prevenir alguns possíveis problemas de saúde colocando nosso corpo em forma, talvez seja uma boa opção. Pular corda é um exercício simples de circular uma corda em torno de si, ou seja, por baixo dos pés passando pela cabeça, sem que se toque nela (http://www.cdof.com.br/rope.htm). É lógico que não seria somente pulando corda que teríamos um completo preparo do nosso organismo, mas é um bom começo, ou complemento se o indivíduo já faz exercícios físicos com regularidade. Este tipo de atividade pode ser utilizada desde o aquecimento até mesmo integrar o programa de exercícios físicos.
Vantagens: é barato, de fácil acesso, coloca em ação grandes e importantes grupos musculares, trabalha a coordenação, a resistência
aeróbica e anaeróbica, a força de resistência de membros inferiores, exercita o cérebro e muitas outras.
Apesar destes benefícios ainda há desvantagens que é preciso citar: se o indivíduo estiver muito acima do peso seria uma sobrecarga muito grande para suas articulações e também é bastante intenso para quem está fora de forma. Como realizar: a corda utilizada deve ser leve e flexível para que possa trilhá-la com velocidades diferentes.
O comprimento é fundamental para o bem estar do saltador. Se for muito curta a atividade não será confortável, se for longa demais, menos mal, poderá ser enrolada na mão. Para medir passe-a por baixo do pé com o joelho estendido e as duas pontas devem aproximar-se do peito do praticante. O piso preferivelmente será um gramado ou de madeira, ao invés de cimento ou sobre o asfalto. Comece com pouco tempo e vá incrementando aos poucos, alterne a forma de pular, se preciso faça intervalos para recuperar. No início é comum girar muito rápido e tornar o exercício intenso demais.
Independente da forma de pular é fundamental amortecer a queda em cada salto com a flexão das principais articulares dos membros inferiores, o som de impacto do calçado com o solo deve ser mínimo ou se possível inexistente. Sempre é bom lembrar que a corda é bem fina, então não há necessidade de se saltar muito alto. A corda é uma boa opção de exercício mas tem que estar aliada a outros hábitos para que surta os efeitos esperados, uma alimentação equilibrada, uma conversa com os amigos e uma boa noite de sono são apenas alguns exemplos que devem estar juntos ao exercício físico para que as pessoas se sintam bem.Dr.Aluisio
aluimm@proserv.com.br

http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=469


6) RÁDIO ATIVA






Utilizamos a RÁDIO ATIVA para transmitir mensgens, curiosidades, recados, campanhas e colocamos variados repertórios de músicas. A rádio é uma experiência muito agradável, visa o aprendizado e tornam os alunos atuantes e participativos, onde selecionam musicas adequada para estudos e lazer, sendo estes os protagonistas. A Rádio Ativa foi bem aceita e os colegas aos poucos foram se engajando nas ações.
A rádio trouxe mais experiência, aprendizado, pois possibilitou a transmissão de nossos pensamentos e idéias.


Obs: Os alunos do Programa Cidadania e Qualidade de Vida (CQV) e Jovens Construindo a Cidadania (JCC), monitoram as atividades acima citadas, sempre com a Coordenação da Professora Natalia o (CQV) e orientação do Cabo de Polícia Militar José Roberto (JCC).

sábado, 5 de julho de 2008

JCC DE JAÚ DA ESCOLA SESI E CQV, ASSISTIRAM PALESTRA COM MÉDICO DR REGINATO, SOBRE 09 DE JULHO.

PALESTRA COM DR REGINATO, SOBRE A DATA HISTÓRICA DE 9 DE JULHO.


A Escola do SESI 026 de Jaú, com os Programas Educativos Cidadania e Qualidade de Vida (CQV) e Jovens Construindo a Cidadania (JCC), convidaram o conceituado médico Dr Reginato, para palestrar sobre “ 9 de julho”, dia que comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, onde os Paulistas e principalmente centenas de Jauenses deu mostras da grande tradição Democráticas e de seu imenso valor a liberdade.
Tornar esta data memorável nos alunos, são os objetivos destas palestras onde o Dr Reginato, autoridade no assunto, irá repaginar a Historia que foi escrita com sangue, como forma de resgatar e estimular atos de cidadania, respeito ao próximo e aos nossos antepassados, os quais deram suas vidas pela causa Pública, na esperança de hoje termos a certeza de nosso dias melhores.

Natalia Ramos da Silva, Coordenadora do CQV do SESI de Jaú.
Jose Roberto Jorge, Orientador do JCC do SESI.

Ana Paula Professora

















MATERIAL ACIMA FOI DISTRIBUIDO AOS ALUNOS E DEVIDAMENTE AUTORIZADO A PUBLICAR PELO DR REGINATO.

RESPEITOSAMNETE O CB PM J ROBERTO, COLOCOU O CAPACETE DE AÇO USADO NA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA.








UM SINGELO CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO E EGRADECIMENTO DEDICADO AO DR REGINATO, PELO TEMPO E DEDICAÇÃO COM OS ALUNOS DO SESI, EXPEDIDO PELO COMANDANTE DO 27º BPM/I DE JAÚ.








BEATRIZ ENTREGANDO UMA RECORDAÇÃO DA ESCOLA AO DR REGIANTO.














FARDAMENTO USADO NA REVOLUÇÃO




ALUNOS DO SESI DE JAÚ, COM OS PARTICIPANTES DO JCC E CQV, ASSITINDO A PALESTAR DO DR REGINATO.

















FOTO ACIMA: EMOÇÃO EM SABER QUE MESMO OS ADOLESCENTE SE MOBILIZARAM NA OCASIÃO PELA REVOLUÇÃO.






CAPACETE DE AÇO CONFECCIONADO PELOS PAULISTA PARA PROTEÇÃO NA REVOLUÇÃO.



































sexta-feira, 4 de julho de 2008

ALUNOS DO JCC DE JAÚ, RECEBERAM CERTIFICADOS DE CAMPEÃO DA REGIANAL DE ENSINO DE JAÚ




JCC DE JAÚ - CAMPEÃO DE BASQUETE DA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE JAÚ


A ESCOLA DOMINGOS DE MAGALHÃES, REALIZOU EM 03 DE JULHO ENTREGA DE CERTIFIDADOS DE HONRA AO MÉRITO A DIVERSAS CATEGORIAS CONQUISTADOS PELOS SEUS ALUNOS, TAIS COMO:CAMPEÃO DA DIERETORIA REGIONAL DE JAÚ EM : DAMAS, FUTEBOL FEMININO, ALUNO BRILHANTE E BASQUETE.O TIME DE BASQUETE DA ESCOLA ESTADUAL DR DOMINGOS DE MAGALHÃES, SENDO SEUS ATLETAS INTEGRANTES DO PROGRAMA JCC, TENDO COMO ORIENTADOR CB PM JROBERTO E PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA SELMA, FORAM CAMPEÃO DA DIRETORIA REGIONAL DE JAÚ.O COMANDO DA PRIMEIRA COMPANHIA DE JAÚ, CAPITÃO PM PISTORI, CONDECOROU-OS COM UM DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, SENDO ENTREGUE PELO TENENTE NORBERTO MARSOLA FILHO EM SOLENIDADE REALIZADA EM 03 DE JULHO COM TODO O PUBLICO ESTUDANTIL DAQUELA ESCOLA.OS ALUNOS DO BASQUETE, USARAM SEUS UNIFORMES CAMISETAS (PATROCINADAS PELA PERNAMBUCANAS) E BERMUDAS PELA (MOTOPLAZA E EVANDRO MOTOS DE JAÚ), COLABORADORES QUE SOMOS IMENSAMENTE GRATOS!!AGUARDAMOS COM OTIMISMO A TABELA PARA A PRÓXIMA ETAPA DA OLIMPIADA ESTADUAL DE BASQUETE!!!